“O número de livros escolhidos é uma gota d’água. Há muitas autoras do Recife, de Pernambuco, do Brasil e do mundo que merecem ser lidas e divulgadas”, diz Mário Hélio, responsável pela pesquisa, tradução e seleção dos volumes. Além do título, da imagem da capa e de um pequeno trecho de uma obra referencial de cada uma delas, a agenda traz ilustrações de rostos de mais de 180 escritoras (capa e páginas internas), criadas pelo designer multimídia dos periódicos da Cepe, Greg Vieira, e cartuns da caricaturista e cartunista Liz França, que remetem às leitoras e marcam o início de cada mês na agenda 2025.
Entre as autoras selecionadas, estão: Virginia Woolf, Angela Davis, Andrea Nunes, Clarice Lispector, Carolina Maria de Jesus, Carol Bensimon, Maria Firmina dos Reis, Nélida Piñon, Luzilá Gonçalves Ferreira, Martha Medeiros, Lily Graham, Colette, Isabel Allende, Conceição Evaristo, Cida Pedrosa, Margaret Atwood, Simone de Beauvoir, Florbela Espanca, Heloísa Buarque de Holanda (Heloísa Teixeira), Jane Jacobs, Toni Morrison, Isabel Lucas, Marileide Alves, Ana Maria Machado, Lygia Fagundes Telles, Jarid Arraes, Vanessa Molnar, Jussara Salazar, Paulina Chiziane e Carla Madeira.
Homenagear as mulheres escritoras, destaca Mário Hélio, é uma ação de grande importância. “Por muito tempo as mulheres foram proibidas de aprender a ler e a escrever, impedidas de exercer livremente a literatura e de mostrar sua capacidade intelectual”, ressalta. “No entanto, o primeiro ser humano a escrever uma obra de arte literária é uma mulher. Quem começou a literatura foi uma mulher, de nome Enheduanna, uma poetisa que viveu 23 séculos antes de Cristo. E isso não é pouca coisa.”
A agenda, com projeto gráfico do superintendente editorial da Cepe, Luiz Arraes, é um subproduto da Pernambuco: Revista de Literatura, do Livro e da Leitura, publicada mensalmente pela Cepe, e pode ser encontrada nas livrarias físicas e virtual da Editora por R$ 50 na venda avulsa. Novos assinantes da Pernambuco e da modalidade sócio de cultura (Pernambuco e revista Continente Multicultural) recebem a agenda de brinde. “A homenagem é também uma forma de incentivar a leitura tendo como porta de entrada a literatura feminina”, acrescenta o jornalista.
Livro do dia (exemplos)
15 de janeiro
Folhas novas, de Rosalía de Castro
“Que passa ao redor de
mim?/ Que passa que eu
não sei?/ Tenho medo de
uma coisa/ Que vive e que
não se vê./ Tenho medo
da desgraça traidora/
Que vem, e que nunca se
sabe de donde vem.”
11 de maio
Solidão, de Victor Català (pseudônimo de Caterina Albert)
“Muito além de Huerta
del Río, encontraram uma
carroça que seguia o mesmo
caminho que eles e Matías,
ansioso por se poupar ao
trabalho, perguntou ao
carroceiro se queria levá-los
para os cerros da serra.”
28 de junho
Muito além do corpo, de Luzilá Gonçalves Ferreira
“Imagino Penélope
verdadeira, relatando,
enquanto lavava o
corpo do marido, ainda
marcado pelas carícias de
Circe, o ocorrido em sua
ausência, seus amores
tão mais extraordinários
e reais, posto que
passados naquele lugar
de nós em que nenhuma
censura se processa.”
24 de novembro
Motivos para cavar a terra, de Lilian Sais
“É segunda-feira, o
verão avança./ Vou
à janela e observo
a fumaça./ Quando
ainda menina, via a
dança/ de ar cinza
que nasce do fogo/
e me perguntava
logo// onde está a
fogueira, quem fez a
brincadeira,/ quem
brinca com fogo faz
xixi na cama.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário