Nesta quinta edição, a publicação amplia os conceitos e ações nas áreas de patrimônio material e imaterial de Pernambuco. Arquivo está disponível para download gratuito
O que Lia de Itamaracá, o Ginásio Pernambucano, o bolo de noiva e a Estação Ferroviária de Petrolina têm em comum? Todos são, cada um à sua maneira e dentro de categorias específicas, parte do imenso patrimônio cultural do Estado de Pernambuco. E também podem ser encontrados, junto a tantos outros, na nova cartilha “Patrimônio de Pernambuco: materiais e imateriais”, que acaba de ser lançada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A publicação digital é um rico documento para pesquisadores e sociedade civil acerca dos processos de identificação, proteção e salvaguarda do Patrimônio Cultural do estado.
Produzida pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe, a cartilha traz conceitos importantes para a definição e o entendimento do que é um bem cultural, uma lista de todos os bens tombados pelo Governo do Estado de Pernambuco (e os que estão em processo de tombamento), além dos Patrimônios Vivos e bens imateriais registrados, tais como o Frevo e a Literatura de Cordel.
“Por meio dessa publicação, o público pode conhecer como se inicia, como se pode fazer o pedido de um processo de tombamento e como ele vai decorrer dentro dos trâmites, seja passando pela Fundarpe e pelo Conselho de Preservação. A cartilha traz ainda históricos desses bens que são tombados e fotos para que as pessoas possam conhecer, assim como mapas, listas, informações sobre trabalhos relevantes que têm sido desenvolvidos pela Fundarpe no âmbito da difusão e da preservação dos bens culturais”. pontua o assessor de gestão da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe, Flávio Barbosa.
Quinta edição e muitos avanços – Dividido em 16 capítulo, o livro digital é iniciado com “Para entender, refletir e preservar o patrimônio cultural” e segue por “Legislações”, “Patrimônio Cultural Material”, “Quadro Dos Bens Materiais Protegidos No Estado De Pernambuco Por Região De Desenvolvimento”, “Cartograma Do Patrimônio Cultural De Natureza Material De Pernambuco”, “Patrimônio Cultural Material”, “Bens Materiais Protegidos No Estado De Pernambuco Por Região De Desenvolvimento”, “Breve Histórico Dos Bens Tombados Pelo Estado De Pernambuco”, “Patrimônio Cultural Imaterial”, “Relação Dos Bens Imateriais Registrados”, “Patrimônios Vivos De Pernambuco”, “Conselho Estadual De Preservação Do Patrimônio Cultura”, “Educação Patrimonial: Conceitos, Histórico e Projetos”, “Prêmio Ayrton De Almeida Carvalho De Preservação Do Patrimônio Cultural”, “Semana Estadual do Patrimônio Cultural”, “Glossário Técnico” e “Referências Bibliográficas”.
“São muitas as ações de educação patrimonial relevantes para essa política de proteção dos bens do patrimônio cultural do Pernambuco. Por isso convidamos toda a população a ler e se apropriar da cartilha, ela é um resumo mas também um instrumento da nossa política pública”, finaliza Flávio Barbosa.
A publicação está disponível para download aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário